ATENÇÃO: Esse livro contém abuso psicológico e sexual podendo conter gatilhos para pessoas que passaram por isso, por favor se você for uma dessas pessoas estejam preparadas ou não leiam, obrigada.
A Editora Seguinte lançou em novembro o livro Romance Tóxico e eu claro o comprei, porque o livro Um Lugar para Ficar não aprofundou tanto sobre o que realmente acontece nesse tipo de relacionamento. Sente-se, relaxe e prepare-se.
Caros leitores apresento a vocês o casal Grace e Gavin.
Nesse livro podemos entender tudo que acontece em um relacionamento abusivo, Grace conta a história depois que tudo aconteceu, mas ela conta como se aquilo estivesse acontecendo naquele exato momento, é bem interessante, já percebemos isso na primeira página quando ela escreve:
“Quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos. Foi o tempo que levei para me desapaixonar por você. Um ano. Nossa temporada de amor. Você sabe a que musical estou me referindo, não é, Gavin? Porque não tem como ser meu namorado e não saber que é óbvio, é óbvio, que vou citar Rent. Quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos de seus lábios nos meus, de sussurros no escuro, de você me levantando e me girando no ar, tirando minha virgindade, ferrando com a minha cabeça e me dizendo que sou uma inútil, uma inútil, uma inútil. ”.
Não se preocupem esse é o primeiro parágrafo do livro. Nesse tipo de tema a personagem mostra pelo que passou já no primeiro parágrafo antes de começar a contar os detalhes de todos os acontecimentos.
Nesse parágrafo citado acima, mostra exatamente como um relacionamento abusivo funciona. Primeiro vem os carinhos, a paixão, o fogo, depois começa os xingamentos, o terror psicológico e possivelmente o físico, depois são os pedidos de perdão, as flores, os presente, a paixão e o fogo. É um círculo vicioso aonde a vítima não consegue escapar tão facilmente.
É nesse livro que Grace explica muito bem como é está com um cara igual Gavin, obsessivo, ciumento, perigoso. E para ajudar, Grace passa pela mesma coisa dentro de casa com um padrasto controlador e uma mãe, que para mim, poderia muito bem ser classificada com Transtorno de Personalidade Narcisista. Então com todo o abuso em casa, Grace cresce com a auto estima muito baixa e entrar em um relacionamento abusivo só piorou as coisas.
Mas eu gostei de uma coisa, Grace é forte e ela tem ajuda de duas amigas que ficaram com ela o tempo todo. A autora construiu tão bem essa personagem que horas ficava com raiva dela e outras horas tinha pena de tudo que acontecia. A evolução foi significativa, a Grace do começo do livro e a do final são muito diferentes.
O final do livro foi exatamente o que torci para que acontecesse, essa história é pesada e emocionante, fiquei destruída quando acabei, mas vale a pena ler e uma coisa leiam até o final não vão se arrepender.
Esse livro merece o coração negro sem sombra de dúvida.
E de novo se vocês lerem esse livro e identificarem que estão em um relacionamento abusivo não hesite em pedir ajuda. E se essa pessoa estiver te perseguindo, vá a polícia, não fiquem com uma pessoa assim.
Ligue 180 – A Central de Atendimento à Mulheres em Situação de Violência. O Serviço é público, gratuito e confidencial
Por hoje é só,
Até a próxima
xoxo
Danielly Alves